Qual a Primeira Coisa a Fazer ao Abrir um Negócio

Você sabe qual é a primeira coisa a fazer ao abrir um negócio?

Não é encontrar um contador, não é buscar investimento e nem muito menos encontrar um local para sua empresa funcionar.

A primeira e essencial coisa a se fazer quando você quer montar uma empresa, seja qual for o segmento, é elaborar um plano de negócios. Pois assim como em praticamente tudo na vida é necessário um planejamento, com o seu negócio não é diferente.

De acordo com a pesquisa GEM/2018, entre os maiores sonhos dos brasileiros está o de montar seu próprio negócio. Mas não basta apenas ter vontade, determinação e uma ideia, é necessário planejar-se para isso.

Muitas boas ideias acabam não dando certo devido aos empresários ou empreendedores pularem essa crucial etapa. Sem planejamento não há como um negócio seguir em frente, não há como ele se sustentar.

Mas o que é um plano de negócios? Quais as vantagens de elaborar um?

O plano de negócios é um instrumento que ajuda a estudar de forma detalhada cada uma das etapas da abertura do negócio. Mas esse é um instrumento que também ajuda a ver se esse negócio é ou não viável.

Com a ajuda do plano de negócios você conseguirá entender melhor como o seu mercado funciona, sobre o comportamento dos seus futuros clientes, sobre os produtos ou serviços que serão oferecidos e também sobre seus concorrentes e o que eles têm feito.

Já quanto a avaliação da viabilidade do negócio, com um planejamento você consegue saber se a ideia vale a pena ou não, seja para abrir um negócio ou mesmo ampliá-lo. Sim, um plano de negócios também faz-se necessário para empresas já estabelecidas e que queiram expandir seus negócios.

Veja Também: O que Faz um Marido de Aluguel? Quanto Ganha um Marido de Aluguel?

Esse documento ajuda a identificar, por exemplo, se a abertura de um negócio em determinado local oferecerá vantagens: se haverá muita concorrência, se terão clientes, se será fácil dos clientes encontrarem, etc.

O plano de negócios é ainda um instrumento que te ajuda na parte financeira também. Com ele você consegue definir os preços dos seus produtos e serviços e ainda pode usá-lo como um documento para conseguir financiamento.

CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS

Quais os principais passos para fazer um plano de negócios?

Agora que você entende um pouco mais sobre a importância de um plano de negócios para abrir um negócio, te ajudaremos com algumas dicas para elaborar o seu.

Dica 1: escreva tudo o que considerar relevante

O primeiro passo é anotar tudo o que julgar importante sobre o negócio em si e sobre os produtos e/ou serviços que serão oferecidos. Isso, na verdade, pode ser feito até mesmo antes de elaborar o planejamento em si.

Dica 2: faça uma análise do mercado

Etapa fundamental na hora de elaborar um plano de negócios. Analisar o mercado em que irá atuar é importante para entender como você e seu negócio devem se posicionar. Logo, processos como: analisar os concorrentes, analisar os dados sobre o mercado nos últimos anos, etc, são cruciais.

Dica 3: estude sobre seus potenciais clientes

Entender como o seu público-alvo se comporta, saber qual o perfil do seu cliente, é uma das mais essenciais etapas na elaboração do plano de negócios. Isso ajuda, inclusive, na hora de realizar ações de marketing, conseguindo resultados muito melhores.

Dica 4: dados financeiros

O quanto precisa investir? O quanto você possui? Quais os custos com equipamentos e ferramentas? Qual o lucro esperado com o negócio?

Em quanto tempo você espera o retorno sobre investimento? Essas e outras informações também precisam constar no seu plano de negócios.

Agora, mãos à obra!

Se você precisar de ajuda para elaborar seu plano de negócios, conheça nosso método que te mostra passo a passo como fazer esse importante documento para te ajudar abrir sua empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *