Como Fazer Caricaturas com o Caricaturbo

A caricatura é um retrato que exagera ou distorce a essência de uma pessoa ou objeto para criar uma semelhança visual facilmente identificável. Na literatura, a caricatura é descrição de uma pessoa por meio da exageração de certas características e da simplificação de outras. As caricaturas podem insultar ou elogiar, e podem servir para um propósito político ou somente para entreter. Caricaturas de políticos são comumente usadas em tiras editoriais, enquanto que caricaturas de estrelas de cinema são normalmente encontradas em revistas de entretenimento. O termo deriva do italiano caricare: carregar.

Quando os rostos dos homens são desenhados com semelhança ao de animais, os italianos chamam de “ser desenhado em caricatura”. Deste modo, a palavra “caricatura” significa essencialmente “retrato carregado”. De acordo com o professor de caricatura Sam Viviano, o termo refere-se somente a representações de pessoas reais, e não à criação de personagens fictícios, que não possuem características fisionômicas que poderiam ser usadas como referência para o desenho, nem às representações antropomórficas de objetos inanimados, como automóveis ou xícaras de café. Já Walt Disney, por outro lado, equiparou suas animações às caricaturas, dizendo que a parte mais difícil era encontrar a caricatura de um animal que funcionasse melhor como um personagem parecido com humanos.

Veja aqui como desenhar uma caricatura.

Não há dúvida que a arte do desenho é uma das manifestações que mais mexem como o imaginário das pessoas, principalmente de quem desenha. Dentro das várias técnicas e dos vários tipos de desenho, fazer caricaturas é um dos grandes desafios. Neste artigo, vamos falar um pouco sobre como fazer uma caricatura pode ser fácil.

Se você já desenha e quer começar a fazer uma caricatura pode começar a se aventurar nessa arte. Isso porque a procura por esse tipo de trabalho tem crescido muito nos últimos tempos. Não é à toa que muitos desenhistas estão criando caricaturas para festas de casamentos, aniversários, como forma de presentear alguém, e até para fazer um quadro um estampar uma camiseta.

A caricatura é uma arte que todos adoram e um bom desenhista deve explorar esse talento de como fazer caricaturas e vê-lo como um bom negócio.

Para fazer caricatura é preciso observar as formas e, ainda na mente, fazer a junção das características da pessoa com um desenho animado. Porque essa é a grande sacada da caricatura, desenhar de forma livre, tornando o desenho engraçado e dinâmico.

Comece a desenvolver os primeiros desenhos, observando as medidas do rosto, cabeça, olhos, orelha e nariz, sem deixar de notar a iluminação e alguns trejeitos da pessoa.

Uma boa dica também é começar através da observação de fotografias, assim você poderá notar claramente o rosto da pessoa, podendo colocar no papel com muito mais fidelidade. Porque uma boa caricatura precisa de identificação. Sabe quando você bate o olho no desenho e vê a pessoa em forma de caricatura e na hora você identifica de quem se trata? Então, esses são os melhores desenhos, que reproduzem com fidelidade, usando o humor sem perder as características da pessoa.